ANATEL ABRE TOMADA DE SUBSÍDIOS SOBRE RELACIONAMENTO ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CONECTIVIDADE

Iniciativa faz parte do Plano Estratégico para o período entre 2023- 2027, com vistas à atuação da Agência no fomento da transformação digital da sociedade

Publicado por: Sistema Plug | 10 de Abril de 2024 às 11:08:37

Fonte Imagem: Anatel


Compartilhe


Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu nesta terça-feira (9/4) tomada de subsídios para coletar insumos e percepções da sociedade acerca do papel da conectividade enquanto plataforma habilitadora do pleno desenvolvimento de tecnologias emergentes, com destaque para a Inteligência Artificial (IA). As contribuições podem ser encaminhadas até o dia 9/6/2024 por meio do sistema Participa, onde também está disponível o relatório com a visão da Anatel sobre o tema. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico para o período entre 2023- 2027, com vistas à atuação da Agência no fomento da transformação digital da sociedade.

O anúncio da abertura da tomada de subsídios foi feito pelo superintendente executivo da Anatel, Abraão Balbino, durante o evento "Inteligência Artificial e o Futuro da Conectividade: uma Visão Coletiva", promovido pela Anatel em sua sede em Brasília. “A Agência tem buscado nos últimos anos, dentro do seu planejamento estratégico, a ampliação dos seus horizontes para além das telecomunicações stricto sensu, até porque esse ambiente digital está exigindo este reposicionamento da Agência”, disse.  

O documento com a visão da Anatel (IA – Inteligência Artificial: Visão Institucional de Futuro), destaca os ganhos econômicos e sociais dessa tecnologia em áreas como saúde; educação; segurança alimentar e agricultura; gestão das infraestruturas e da indústria; energia e eficiência energética; ambiente e adaptação às alterações climática; além do setor financeiro em geral. Porém, a rápida evolução da IA levanta uma série de preocupações sobre seu impacto na sociedade e sobre sua adoção ética, tornando-se determinante orientar o seu desenvolvimento e uso responsáveis.

O evento "Inteligência Artificial e o Futuro da Conectividade: uma Visão Coletiva" está disponível no canal da Anatel no YouTube. Na abertura do evento, foi assinado acordo de cooperação sobre conectividade significativa e inteligência artificial entre a Anatel, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 


Fonte da notícia: Anatel

Link da notícia

ASSINE NOSSA NEWSLETTER


Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos do Blog do SISTEMA PLUG por email.

Eu concordo com a Política de Privacidade do Blog SISTEMA PLUG.

O Blog do SISTEMA PLUG oferece conteúdo exclusivo sobre Publicações de notícias do DOU, legislação, consulta de planos básicos referentes a Rádio, TV's e Internet.

Tudo para ajudar a sua estação.


SISTEMA PLUG DE COMUNICAÇÕES LTDA

RUA MARECHAL DEODORO, 3624

CEP: 85.810-200 - CASCAVEL/PR


(45) 3326-2509


[email protected]


2000 - 2020 | © Copyright | Plug Consultoria e Projetos - Todos os direitos reservados