TecnologiaUma loja de departamento de Tóquio trocou os tradicionais manequins que enfeitam as vitrines por um robô humanoide. A rede japonesa Takashimiya instalou uma robô interativa em sua vitrine como parte de uma promoção para o Dia dos Namorados, que em alguns países é celebrado em 14 de fevereiro.
![]() |
| Robô-manequim interage com os consumidores na vitrine (Foto: Reprodução) |
A Takashimiya chamou Hiroshi Ishiguro, diretor do Laboratório de Inteligência Robótica da Universidade de Osaka, para providenciar o robô-manequim. A máquina possui vários movimentos e emoções que funcionam toda vez que um cliente se aproxima da vitrine.
Conforme o site “CScout Japan”, o rosto do robô é capaz de fazer mais de 60 expressões, incluindo bocejar, sorrir e mexer a cabeça. Ela também está conectada a um software de reconhecimento facial que lhe permite reagir a cada cliente que se aproxima.