Sistema Plug
  • Nossas Rádios »
Você esta em: Curiosidades / TV - Em Cores
Plug WebStation
TV - Em Cores

NO MUNDO

A televisão em cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC. Um ano antes o governo dos Estados Unidos aprovou o sistema de transmissão em cores proposto pela rede CBS.

Porém quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.

Em 1960 a japonesa SONY introduziu no mercado os receptores de televisão com transistores. O satélite Telstar transmite sinais de televisão através do Oceano Atlântico em 1962.

A miniaturização chegou em 1979 quando a Matsushita registrou a patente da televisão de bolso com ecrã plano.

No Brasil, a primeira transmissão de televisão deu-se por conta do leopoldinense Olavo Bastos Freire, que construiu os equipamentos necessários e transmitiu uma partida de futebol em 28 de setembro de 1948, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.

NO BRASIL

A história da TV em cores no Brasil teve início em 1962, quando a TV Excelsior de São Paulo passou a transmitir no Sistema NTSC, o programa “Moacyr Franco Show”.

Em 1963 a TV Tupi de São Paulo também experimenta a transmissão em cores e começa a transmitir o seriado “Bonanza” nas noites de sábado, também em NTSC.

Mas o sistema não vingou, pois todos os receptores coloridos eram importados e custavam muito caro. As transmissões de TV em cores no Brasil, só começariam efetivamente nove anos depois.

A Copa do Mundo de 1970, no México, chegou em cores no Brasil, com transmissão experimental para as estações da Embratel, que retransmitia para os raros possuidores de televisão colorida no Brasil.

A Embratel reuniu convidados na sua sede no Rio de Janeiro, em São Paulo (no Edifício Itália) e em Brasília. O sinal, recebido em NTSC (padrão americano), era convertido para PAL-M e captado por aparelhos de TV instalados nas três cidades.

Poucos puderam assistir aos jogos em cores. Na TV Globo havia, na época, apenas um aparelho de TV em cores.

Em outubro de 1970, mergulhada em dívidas, a TV Excelsior encerrava suas atividades. Em 1975, surgia a TV Educativa (TVE), com sede no Rio de Janeiro.

Em 1971 o governo baixou uma lei determinando o corte da concessão das emissoras que não transmitirem uma porcentagem mínima de programas em cores.

O sistema oficial passou a ser o PAL-M, que era uma mistura do padrão M do sistema NTSC e das cores do sistema PAL Europeu. O objetivo era criar uma indústria totalmente nacional, com seu sistema próprio.

Em 1972, com a regulamentação do sistema PAL-M no Brasil, ocorreu oficialmente a primeira transmissão em cores no país, a partir de Caxias do Sul, RS, por ocasião da Festa da Uva, em 19 de fevereiro.

Em 31 de março do mesmo ano, inaugura-se oficialmente a televisão em cores no Brasil.

Para aumentar as vendas de receptores coloridos a Fábrica Colorado patrocinou reprises de jogos de futebol todas as tardes nas TVs Bandeirantes e Gazeta.

Em 1973, a TV Globo veiculou a primeira telenovela em cores da televisão brasileira: O Bem Amado. Com a Copa do Mundo de 1974, a venda de receptores coloridos colocou definitivamente o Brasil no mundo da TV em cores.

Formando redes nacionais que alcançavam grande parte do território brasileiro, a TV Globo e a TV Tupi lideravam a audiência na maioria das praças.

As sucessivas crises administrativas e financeiras vividas pela TV Tupi ao longo da década de 1970 levaram a Rede Globo a assumir uma posição hegemônica no mercado televisivo brasileiro, quadro que perduraria até fins da década de 1980.

Devido ao surgimento de novas tecnologias, nas décadas de 90 e 00 veio a consolidação da TV em cores no Brasil.

Depoimentos

Sem depoimento

» Deixe seu Depoimento
Clientes
Goioxim
Central FM - 104,9 MHz
Paranaíta
TEM AM - 1560 KHz
Tupãssi
Terra FM - 105,9 MHz
» mais Clientes
Perguntas Frequentes

Quem solicitar a "Migração" de sua Rádio OM para a Faixa do FM terá que aguardar muito tempo?

» veja a resposta
Consultar Processo
Verifique o andamento de seu processo no Ministério das Comunicações (MC) inserindo seu protocolo no campo abaixo.

Consultar Processo
expandir
Sistema Plug de Comunicações Ltda.
Rua Marechal Deodoro, 3624
CEP: 85.810-200 - Cascavel/PR
(45) 3326-2509
Booweb Soluções para Internet