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Rádio - No Brasil

Edgard Roquete Pinto, antropólogo, foi um dos grandes incentivadores do rádio no Brasil. Cronologicamente, há registros que comprovam que a primeira emissora de rádio brasileira surgiu com a fundação da Rádio Clube de Pernambuco, em Recife, no dia 6 de abril de 1919.

Em 1922, é tida como a primeira irradiação oficial a transmissão feita a partir do alto do corcovado, no Rio de Janeiro, nas comemorações do Centenário da independência do Brasil. ”O rádio é o divertimento do pobre, e a informação dos que não sabem ler”. Sob estas palavras Roquete Pinto enxergou no rádio um veículo que pudesse difundir a cultura e história brasileira.

Em 1923, são instalados aparelhos receptores na cidade do Rio de Janeiro, idealizada por roquete Pinto. Outras emissoras começaram a surgir não somente com uma programação informativa, mas planejada em primeiros passos para transmitir a nossa música e arte.

Com a evolução tecnológica, nos anos 30, as rádios criaram programas de auditório, o que fez do rádio um veículo popular. Em 1934, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi transformada em Rádio Municipal do Rio de Janeiro, popularmente conhecida como rádio Roquete Pinto.

As rádios nesta fase se fortaleceram como lançadoras de grandes talentos musicais como Francisco Alves, Vicente Celestino, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, entre muitos outros.

Na década de 50, o rádio difundiu as transmissões esportivas, como a Copa de 58. Todos torceram pelo Brasil através do rádio. Em 1953, havia números que identificaram a existência de cerca de 500 emissoras de rádio no país e quase meio milhão de aparelhos receptores.

Hoje temos quase 10 mil emissoras de rádio espalhadas por todo o Brasil. Receptores são encontrados em quase 100% dos lares brasileiros; sem contar carros, ambientes de trabalho, aparelhos de celular, internet e outras formas de sintonia.

 

DIVISÕES / LEGISLAÇÃO

O Serviço de Rádio no Brasil é chamado de radiodifusão e é dividido em AM – Amplitude Modulada que compreende as subdivisões de OT – Ondas Tropicais; OC – Ondas Curtas e OM – Ondas Médias; FM – Frequência Modulada; e TV – Televisão (sons e imagens).

Cada modalidade possui legislação específica, sendo que o FM classifica-se em Comercial, que é destinada a Pessoas Jurídicas com fins lucrativos; Educativa e Comunitária que são destinadas a Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos.

Em números, podemos afirmar que o Rádio está presente em 99% dos lares de todo o mundo; carros; ambientes de trabalho; celulares; computadores; outros; em qualquer hora do dia ou da noite.

O Rádio nos trás informação, divertimento, conhecimento, além de cultura e música, o que quase todos gostam.

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